Sistema Respiratório

Funcionamento do Sistema Respiratório
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inspiram oxigénio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração, entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigénio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbónico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
O nariz
O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal. O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais, direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfacto.

Faringe
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo à frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento, é dividida em três regiões anatómicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do óstios faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.
A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento.
A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hióide, e conecta-se com o esófago o canal do alimento e posteriormente com a laringe o passagem de ar. Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também uma via digestivo.

Laringe

A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
A laringe tem três funções actua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objectos estranhos entrem nas estruturas respiratórias como a traqueia.
A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na sua superfície interna, encontramos uma fenda Antero posterior denominada vestíbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras). A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos. A parede da laringe é composta de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tiróide, cicnóides e epiléptica) e três são pares (cartilagem cretinóides, cuneiforme e circulada).

Traqueia
A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esófago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.
O arcabouço da traqueia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilaginoso incompleto para trás, que são denominadas cartilagens traqueias. Internamente a traqueia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos. Inferiormente a traqueia se bifurca, dando origem aos 2 brônquios principais: direito e esquerdo.
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência Antero posterior que recebe o nome de carina da traqueia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios.

Brônquios
Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traqueia e os brônquios extra pulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Como a traqueia, os brônquios principais contêm anéis de cartilagem incompletos.
Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lombares.
Os brônquios lombares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar.
Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contêm músculo liso e não possuem cartilagem.
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos.
Os alvéolos são minúsculos báculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigénio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo pulmonar.

Pulmões
Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas.
O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca.
Cada pulmão tem uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces. Ápice do Pulmão: Está voltado carnalmente e tem forma levemente arredondada. Apresenta um sulco percorrido pela artéria subcaves, denominado sulco da artéria subcaves. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno clavicular.
A base do pulmão apresenta uma forma côncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do esquerdo (devido à presença do fígado).
Margens do Pulmão apresentam três margens: uma anterior, uma posterior e uma inferior. A borda anterior é delgada e estende-se à face ventral do coração. A borda anterior do pulmão esquerdo apresenta uma incisura produzida pelo coração, a incisura cardíaca. A borda posterior é romba e projecta-se na superfície posterior da cavidade torácica. A borda inferior apresenta duas porções: uma que é delgada e projecta-se no recesso costofrênico e outra que é mais arredondada e projecta-se no medias tino.
Peso: Os pulmões têm em média o peso de 700 gramas.
Altura: Os pulmões têm em média a altura de 25 centímetros.
Faces: O pulmão apresenta três faces:
a) Face Costas (face lateral): é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica.
b) Face Diagramática (face inferior): é a face côncava que assenta sobre a cúpula diagramática.
c) Face Mediatíssima (face mediar): é a face que possui uma região côncava onde se acomoda o coração. Dorsalmente encontra-se a região denominada hilo ou raiz do pulmão. Pulmonar.
Divisão: Os pulmões apresentam características morfológicas diferentes.
O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio.
O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língua do pulmão.
Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares, que constituem unidades pulmonares completas, consideradas autónomas sob o ponto de vista anatómico.


Pulmão Direito
* Lobo Superior: apical, anterior e posterior
* Lobo Médio: mediar e lateral
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal mediar e basal lateral
Pulmão Esquerdo
* Lobo Superior: Apical posterior, anterior, línguas superior e línguas inferior
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal mediar e basal lateral.
 [Que doenças se podem encontrar no sistema respiratório?
Doenças e Distúrbios do Sistema Respiratório
ü Sinusite
A sinusite é uma inflamação de cavidades existentes nos ossos da face, o seio da face. Essas cavidades têm comunicação com as fossas nasais e podem ser invadidas por bactérias, que desencadeiam um processo infeccioso. Na sinusite aguda, a pessoa tem dor em diversas regiões da face e há corrimento nasal mucoso e, às vezes, purulento (com pus).
ü Resfriado
O resfriado comum pode ser causado por diversos tipos de vírus e é mais propício no inverno, época em que as células do corpo se tornam mais susceptíveis a infecções. Os vírus se instalam nas células da cavidade nasal e da faringe, provocando inflamações. A cotiza (corrimento de líquido pelas narinas durante o resfriado), é consequência dessas inflamações. Além da cotiza, podem aparecer outros sintomas, tais como sensação de secura na garganta, espirros, olhos lacrimejantes e febre.


ü  Coqueluche
É uma das mais famosas doenças da infância, causada pela bactéria Hemofilia percuti, que se instala mucosa das vias respiratórias (laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos). A proliferação das bactérias causa forte irritação, com grande produção de muco. Toxinas produzidas pelas bactérias irritam terminações nervosas, desencadeando acessos de tosse, típicos da doença. A coqueluche é prevenida pela vacina tríplice, que protege também contra a difteria e o tétano. Essa vacina é administrada em três doses, uma a cada trinta dias, a partir do segundo mês de vida.

ü  Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar causada por diversas espécies de bactérias e, às vezes, por fungos. A bactéria se instala nos pulmões, provocando aumento da secreção de muco e ruptura das paredes dos alvéolos. Os sintomas da doença são febre alta, falta de ar, dores no peito e expectoração de catarro viscoso e, às vezes, sanguinolento. Em geral, atinge pessoas que estão com sua resistência orgânica debilitada.

ü  Tuberculose
Tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculoses que se instala geralmente nos pulmões. Os alvéolos pulmonares inflamam-se e sofrem neurose (morte celular). A região encruada é circundada por um tecido fibroso que limita e isola o foco infeccioso. Em geral, as lesões de uma primeira infecção tuberculosa regridem espontaneamente. No caso de uma infecção, pode ocorrer de os focos infecciosos atingirem, além dos pulmões, outros órgãos, causando lesões nos tecidos. Os sintomas da tuberculose pulmonar são febre, sudorese nocturna, fraqueza e perda de apetite e de peso. A prevenção consiste em evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite. O tratamento é feito com antibióticos.
ü  Bronquite Crónica
Mais de 75% dos pacientes com bronquite crónica são ou foram fumantes. Os bronquíolos decretam quantidade excessiva de muco, tornando-se comprimidos e inflamados. Os cílios do epitélio bronquíolos deixam de bater, e muco e partículas de sujeiras vão se acumulando, dificultando a passagem do ar. A respiração torna-se curta e os acessos de tosse são constantes. Pessoas com bronquite crónica, em geral, acabam por desenvolver enfisema.

ü  Enfisema
O enfisema é muito raro em pessoas que nunca fumaram. É a obstrução completa dos bronquíolos, com aumento da resistência à passagem de ar, principalmente durante as expirações. Pode ocorrer, então, rompimento das paredes dos alvéolos, com formação de grandes cavidades. Isso diminui a eficiência dos pulmões em absorver oxigénio e há sobrecarga do coração como forma de compensar a deficiência pulmonar. A sobrecarga leva a maioria dos pacientes com enfisema a morrer de insuficiência cardíaca.
 ü  Rinite Alérgica
É uma inflamação das mucosas que revestem as cavidades nasais devido a processos alérgicos. Como consequência da inflamação, as células passam a produzir excesso de muco, que escorre pelas narinas. Surtos repetidos de renite alérgica em crianças podem causar obstrução nasal definitiva, que leva a alterações ósseas na base do crânio. Como as rinites tem forte componente emocional, o afecto e as boas condições psicológicas fazem parte do tratamento da doença.
ü  Asma Brônquica
É uma doença respiratória em que o espasmo e a constrição dos brônquios e a inflamação de sua mucosa limitam a passagem do ar, provocando dificuldade respiratória. Com frequência, deve-se a uma alergia, em particular ao pó, pêlo ou penas de animais, mofo e pólen. Muitos pacientes de asma alérgica, chamada de asma atópica ou extrínseca, sofrem também de febre do feno, que é uma forma de rinite sazonal causada por alergia ao pólen. Seus sintomas são ataques intensos de espirros, inflamação da mucosa nasal e olhos, e respiração difícil. É uma doença pulmonar que se caracteriza pela diminuição de calibre (constrição) dos bronquíolos. A asma pode ter diversas causas, sendo a alérgica a mais comum. Tendo também forte desencadeamento da crise de asma. A crise asmática ocorre quando a musculatura lisa dos bronquíolos se contrai espasmodicamente. A mucosa que reveste internamente os bronquíolos incha e passa a produzir mais secreção, o que contribui para diminuir o calibre dos condutos respiratórios. A dificuldade respiratória prejudica a oxigenação do sangue e, em casos muito graves, pode ocorrer cianoses (coloração azulada da pele e das mucosas), provocada pelo acúmulo de gás carbónico no sangue.
Como evitar as doenças?
Devidas as grandes mudanças bruscas no clima e com a chegada do inverno ficamos vulneráveis as famosas doenças respiratórias, como gripe, resfriados, falta de ar entre tantas outras. A maioria destas doenças pode ser evitadas e tratadas de maneira rápida e simples, tomando apenas alguns cuidados essenciais. Essas doenças atingem e tem como principal público-alvo as crianças e idosos.
E você quer saber como se prevenir destas doenças?
Algumas dicas:
Primeiramente abandone o hábito de fumar;
Vacine-se contra a gripe todos os anos;
Faça vacina contra o pneumococo a cada cinco anos;
Fuja das aglomerações de pessoas;
Fique longe de ambiente fechados ou sem boa ventilação.
Desvie os ambientes poluídos;
Tenha cuidado com a higiene corporal;
Evite mudanças bruscas de temperatura e ambiente como ar condicionado.
Elimine também as bebidas muito geladas;
Tenha uma dieta saudável e equilibrada;
Use roupas adequadas à estação;
Mantenha controlo rigoroso das doenças crónicas e visite seu médico regularmente.
Só assim estará prevenindo correctamente de todas essas doenças respiratórias.